
Cancro e doenças crónicas
Reservámos este separador para abordarmos de forma rápida e intencionalmente uma ajuda para todos(as) aqueles(as) que estejam neste momento a passar por um cancro, ou mesmo um outro tipo de doença.
Recomendamos que inicie os nossos raciocínios começando pelo 1/200 e depois 2/200 e por aí adiante para compreender todo este processo complexo de Auto-Ajuda e motivação.
Sendo eu mesmo doente oncológico crónico deste 2007, houve um sem número de estratégias que fui desenvolvendo dentro de mim mesmo para lidar com esta situação. Como Sociólogo e Filósofo, penso que posso de alguma forma contribuir com os meus colegas Psicólogos, Psiquiatras, médicos, numa parceria conjunta, trazendo uma dimensão humana, crítica e integradora que muitas vezes falta nos tratamentos clínicos mais técnicos.
Por vezes apenas um sorriso, uma palavra afável, um conforto, vale tanto...
Lembro-me que quando cheguei ao IPO (Instituto Português de Oncologia) no dia 04 de novembro de 2007, completamente arrasado, pronto a desistir da vida, foram os pequenos bonequinhos que as funcionárias do secretariado usavam nas suas batas que me sensibilizaram tanto....e eu estava pronto para morrer depois do meu médico ter-me informado que teria 3 meses de vida apenas.
É preciso que entenda que no meu caso concreto por muito que me quisessem ajudar, naquele momento da minha vida, ter um cancro, era como uma resposta para poder dar o fim à minha vida que tanto esperava. Apesar deste sentimento profundo busquei ajuda.
Como resultado de uma busca intensa e ao longo dos anos, que chegamos até si, esta Ajuda. Deste modo, vamos explica-lhe detalhadamente 5 passos:
1. Compreensão do ser humano no contexto social e existencial
2. Apoio à equipa médica na comunicação empática e ética
3. Interpretação profunda do sofrimento
4. Mediação entre o paciente e o sistema
5. Contribuição para programas terapêuticos complementares
Mensagem importante