Raciocínio 36/200
Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 9): "Valorizar" - 4ª dimensão

Motivação para viver, a busca pela felicidade através de um método de esforço cognitivo. O método que usamos é efetuado por etapas graduais. Será o encadeamento destas etapas que nos levará a entender este processo complexo constituído por 200 raciocínios.

Começaremos vários exercícios de motivação. Poderá comentá-los, ou enviar mensagem em privado para o nosso email:
Auto.ajuda.mundo@gmail.com

Iremos gradualmente e por raciocínios adquirir conhecimento motivacional. Sugerimos que comece pela 1° raciocínio para poder perceber o encadeamento dos raciocínios que iremos estabelecer, e faça a leitura ao seu ritmo. Basta em cima selecionar "Raciocínios" e 1/200, e depois por 2/200 e assim por diante.
Vamos fazer aqui um resumo de todos os raciocínios que já abordámos:
1/200 - O início de uma caminhada
2/200 - O problema de atribuir significado a pensamentos que não interessam
3/200 - Não permita que o passado exerça poder sobre si
4/200 - Transcenda as limitações do passado
5/200 - A mente e o poder incrível da imaginação
6/200 - Os rituais do imaginário
7/200 - Preferir a "felicidade" à "depressão"
8/200 - Vamos criar um raciocínio produtivo
9/200 - O problema da crença do poder da atração
10/200 - Escolher a felicidade e recusar a infelicidade
11/200 - A explicação do nosso "segredo"!
12/200 - O problema da Ataraxia
13/200 - A emoção da tristeza
14/200 - Nós somos responsáveis pela maneira como nos sentimos
15/200 - A lei da fé
16/200 - O que fazer com a inveja
17/200 - Quando está tudo escuro e a luz que brilha está bem longe
18/200 - A Paz Interior o motor da vida (1/3): introdução
19/200 - A Paz Interior o motor da vida (2/3): A pedra verde
20/200 - A Paz Interior o motor da vida (3/3): A regra do silêncio deixando de ter razão
21/200 - Retirar de nós a auto-piedade, auto-rejeição, auto-depreciação, auto-anulação (parte 1)
22/200 - Auto-acusação e Auto-piedade (parte 2)
23/200 - Esclarecimento sobre os "Autos"
24/200 - Apanhar pensamentos em flagrante
25/200 - O Poder da Pedra Verde
26/200 - Não tenha medo de Falhar
27/200 - Aumente a sua resistência
28/200 - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 1): Introdução
29/200 - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 2):
Projetar potência criadora numa dedicação integral com todos, da mesma forma e continuamente
30/200 - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 3): ofereça presença
31/200 - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 4): "Acolhimento" - 1ª Dimensão
32/200 - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 5): "Acolhimento" (continuação)
33/200 - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 6): "Apoio" - 2ª dimensão
34/200 - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 7): "Apoio" - 2ª dimensão (continuação)
35/200 - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 8): "Projeção" - 3ª dimensão

Hoje iremos ver o nosso 36° Raciocínio - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 9): "Valorizar" - 4ª dimensão.

Recapitulando o que temos vindo a observar, precisamos oferecer presença às outras pessoas como forma de vincular relações(1). Enquanto os outros potenciam conflitos uns atrás dos outros, nós potenciamos conexões, vínculos fortes(2), cujo retorno será obter felicidade(3), pelo menos uma vida mais feliz e tranquila(4).

Se pelo contrário ignorarmos as outras pessoas, revidarmos, desconstruirmos relações o que iremos obter?(5)


Exercício 1
Releia a frase anterior e releia algumas vezes até obter algum sentido.


Quando começamos a preocupar-nos com as outras pessoas, mostrando um interesse genuíno pelas suas vidas, construímos uma sinergia cujo retorno vem de forma redobrada(6). São gestos de atenção que fazemos aos outros(7), cujo resultado será um projeto de AMOR ao longo da nossa existência(8).

Isto não tem nada de mágico nem esotérico, nem metafísico(9). É apenas o resultado de tratarmos bem as outras pessoas.(10)

Se tratarmos bem as outras pessoas, ou melhor, não algumas pessoas, mas TODAS as pessoas(11), então o resultado deste tratamento é uma vida mais feliz, mais descontraída e com mais ânimo(12). Quando dizemos TODAS as pessoas, significa também que prioritariamente as "más" pessoas, as pessoas "tóxicas" [termo em que não acreditamos e falaremos sobre ele, mas não agora], as pessoas "difíceis", as "más" chefias", TODAS farão parte deste projeto de HARMONIA(13). Enquanto os outros destratam estas pessoas(14), nós consideramos estas pessoas como "objeto" prioritário de relação(15). Se soubermos lidar com estas pessoas, então saberemos lidar com todas as pessoas.(16)

Os outros afastam-se destas pessoas, nós aproximamo-nos.(17)

Coisas que não podem mesmo ter significado(18)
É muito fácil ficar desanimado (ausência de ânimo), quando atribuímos significado a coisas que não podem ter significado.

Se por exemplo focarmos a atenção no que "ele me disse", ou no que "ela me disse", então o foco da nossa atenção é a atitude do outro(19), quando isto é um desfoco, então seremos movidos por um estar focado em atitudes.(20)

Dois focos muito importantes(21)
Foque a sua atenção em si, nas suas atitudes(22) e foque a sua atenção nas 9 dimensões que estamos a explicar.(23)

Já começamos a ver o desenho das 9 dimensões(24)
1ª dimensão - Acolher a todas as pessoas, não apenas algumas
2ª dimensão - Apoiar todas as pessoas, não apenas as que gostamos
3ª dimensão - Projeção, reconhecer como a outra pessoa se projeta e como eu posso reconhecer isso
4ª dimensão - Valorizar, dar valor

Por exemplo tenha manifestações de carinho com TODAS as pessoas(25). Crie dentro de si mesmo estratégias, como pode mostrar a sua atenção para com os outros.(26)

Quem são estes outros? São TODOS os outros(27)! São "maus" chefes, são pessoas que lhe falaram mal, que lhe trataram mal... são todas as pessoas.(28)

Um retorno belo(29)
Lembre-se que o que você pretende obter é felicidade que virá através das outras pessoas(30). É um sentimento de se sentir bem perante os outros(31) e o mais belo nisto tudo, é que esses sentimentos que produz nos outros(32) retornarão para si.(33)

Os outros trazem-lhe um mau sentimento(34), e nós produzimos bons sentimentos nos outros(35), porque estamos interessados em criar uma sinergia(36), uma conexão(37) [havemos de falar sobre isto].

Porque os outros têm péssimas relações?(38)
Repare que o contrário é o que acontece. Os outros falam mal de alguém, e essa pessoa também fala mal. Os outros magoam e as pessoas afastam-se. Este agir não traz felicidade.

Perceba, que se lhe falarem mal, você não irá reagir a isso, porque iria focar a sua atenção na atitude(39). Você irá agir em AMOR(40). Queremos criar bons momentos.(41)

Neste cenário como temos vindo a observar, há um conjunto de dimensões que podemos focar nas outras pessoas(42). Na verdade constituem um conjunto de estratégias para nos reorientarmos(43).

Anteriormente vimos 3 dimensões, Acolher, apoiar, reconhecer a projeção dos outros(44). Hoje vamos ver a 4.ª dimensão: "valorizar".(45)

Podemos dar valor a cada pessoa(46). Repare que vivemos numa sociedade onde as pessoas praticam precisamente o oposto(47). Contam os males uns dos outros, e vivem para contar as inglórias de cada um(48). Nós fazemos o oposto.(49)

Todos nós temos uma necessidade profunda de sentir que o nosso valor é reconhecido(50). Valorizar é estar desperto para a importância das pessoas e das coisas que nos rodeiam(51). E, no entanto, vivemos numa sociedade que faz o contrário: repara nos defeitos, destaca os erros, repete as histórias menos felizes(52). O nosso caminho segue na direção oposta.(53)

Valorizar(54)
- é estimar,
- é ser capaz de reconhecer o brilho das qualidades das pessoas, em vez dos seus defeitos
- é valorizar as coisas das pessoas: "que linda mala"; "falaste muito bem"; "gostei de como fizeste aquilo".
- é agradecer,
- é mostrar que nada do que recebemos nos é indiferente,
- é acrescentar valor à vida dos outros,
- é dar-lhes a perceção de que contam, de que têm peso no mundo.
- é também elevar alguém, permitir que se sinta maior, mais forte, mais confiante.

Há uma alegria imensa em fazer isto: dar valor ao ser humano(55). E o mais bonito é que, quando oferecemos essa atenção, recebemos de volta uma "energia" que regressa a nós.(56)
 
Estamos a descobrir, passo a passo, que uma das formas mais eficazes de ampliar a potencia criadora é justamente oferecermos presença através de fazer com que os outros se sintam valorizados.(57)

A autenticidade(58)
Experimente exprimir valor de formas diferentes sempre que estiver com alguém(59). Faça-o com naturalidade, mas sempre com sinceridade(60). TODOS, sem exceção, precisam de sentir que têm valor(61). Seja uma fonte constante de reconhecimento.(62)


Exercício 2
Imagine que alguém é, para si, como alguém sem graça, sem cor, sem motivo para elogiar. O exercício é de olhar com atenção até descobrir o que pode ser valorizado. Nem sempre é imediato, mas é nesse esforço que nasce a transformação da nossa pessoa.(63)

A questão aqui é bem mais profunda. Não podemos ter pessoas na nossa vida "sem valor"(64) [iremos aprofundar esta temática quando explicarmos que coloca pessoas "em campos de concentração para desaparecerem da sua vida"](65). Como tratar certas pessoas como se fossem um "nada"?(66) Este é o desafio da transformação pessoal – aprender a dar valor justamente onde parece não haver nada a valorizar.(67)

Gestos, por simples que pareçam, vão mexer consigo e podem alterar por completo as suas relações(68). Na verdade o que queremos obter é uma transformação interior da sua perspetiva(69). Em vez de se focar nas atitudes dos outros(70), foca-se nas dimensões [as 9 dimensões] e consegue de uma forma plena objetivar a sua atenção naquilo que verdadeiramente interessa: o seu bem estar e o bem estar da outra pessoa.(71)

Valorizar é um ato de entrega(72), e cada vez que o pratica, abre espaço para que a sua vida se encha de novas formas de alegria e ligação.(73)

Administrador Abraço fraterno
Nuno Miguel R. S. Gomes
(Sociólogo e Filósofo)

Exercícios do Raciocínio 36/200
Envie a pergunta e resposta para o nosso email: Auto.ajuda.mundo@gmail.com

36.1. Como ter uma vida mais feliz, pelo menos mais tranquilo? [36:1,2,3,4,5]
36.2. De que forma estabeleceremos um projeto de amor? [36:6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17]
36.3. Quais são as coisas que não podem mesmo ter significado? [36:18,19,20]
36.4. Quais são os dois focos da minha atenção? [36:21,22,23,39,40,41,42,43]
36.5. Quais as quatro dimensões? [36:24,44,45]
36.6. Quem são todos? [36:25,26,27,28]
36.7. Como se dará o retorno? [36:29,30,31,32,33,34,35,36,3755,56,57]
36.8. Porque existem péssimas relações? [36:38]
36.9. De que forma se desvalorizam os outros? [36:48,52]
36.10. Afinal, como podemos valorizar? [36:46,49,50,51,53,54,72,73]
36.11. Vamos ter um empreendimento como seres humanos autênticos. Explique. [36:58,59,60,61,62]
36.12. Como começa a transformação do nosso olhar? [36:63,64,65,66,67,68,69,70,71]


Fale comigo, questione: Auto.ajuda.mundo@gmail.com
Site oficial: Motivação Auto-Ajuda em Portugal e no Mundo
Grupo do Facebook | Página do Facebook | Whatsapp privado | Youtube | LinkedIn Oficial
Voltar ao Raciocínio 35, prosseguir para o Raciocínio 37
Crie o seu site grátis!