
Raciocínio 29/200
Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 2): Projetar potência criadora numa dedicação integral com todos, da mesma forma e continuamente
Motivação para viver, a busca pela felicidade através de um método de esforço cognitivo. O método que usamos é efetuado por etapas graduais. Será o encadeamento destas etapas que nos levará a entender este processo complexo constituído por 200 raciocínios.
Começaremos vários exercícios de motivação. Poderá comentá-los, ou enviar mensagem em privado para o nosso email: Auto.ajuda.mundo@gmail.com
Iremos gradualmente e por raciocínios adquirir conhecimento motivacional. Sugerimos que comece pela 1° raciocínio para poder perceber o encadeamento dos raciocínios que iremos estabelecer, e faça a leitura ao seu ritmo. Basta em cima selecionar "Raciocínios" e 1/200, e depois por 2/200 e assim por diante.
Vamos fazer aqui um resumo de todos os raciocínios que já abordámos:
1/200 - O início de uma caminhada
2/200 - O problema de atribuir significado a pensamentos que não interessam
3/200 - Não permita que o passado exerça poder sobre si
4/200 - Transcenda as limitações do passado
5/200 - A mente e o poder incrível da imaginação
6/200 - Os rituais do imaginário
7/200 - Preferir a "felicidade" à "depressão"
8/200 - Vamos criar um raciocínio produtivo
9/200 - O problema da crença do poder da atração
10/200 - Escolher a felicidade e recusar a infelicidade
11/200 - A explicação do nosso "segredo"!
12/200 - O problema da Ataraxia
13/200 - A emoção da tristeza
14/200 - Nós somos responsáveis pela maneira como nos sentimos
15/200 - A lei da fé
16/200 - O que fazer com a inveja
17/200 - Quando está tudo escuro e a luz que brilha está bem longe
18/200 - A Paz Interior o motor da vida (1/3): introdução
19/200 - A Paz Interior o motor da vida (2/3): A pedra verde
20/200 - A Paz Interior o motor da vida (3/3): A regra do silêncio deixando de ter razão
21/200 - Retirar de nós a auto-piedade, auto-rejeição, auto-depreciação, auto-anulação (parte 1)
22/200 - Auto-acusação e Auto-piedade (parte 2)
23/200 - Esclarecimento sobre os "Autos"
24/200 - Apanhar pensamentos em flagrante
25/200 - O Poder da Pedra Verde
26/200 - Não tenha medo de Falhar
27/200 - Aumente a sua resistência
28/200 - Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 1): Introdução
Hoje vamos estar a ver o nosso 29° raciocínio: Como ter potência criadora - 5 estratégias (Parte 2): Projetar potência criadora numa dedicação integral com todos, da mesma forma e continuamente.
Como vimos no raciocínio anterior a nossa potência criadora tem 5 diretrizes:
1. de ser projetada(1)
2. numa dedicação integral(2)
3. com todas as pessoas(3),
4. da mesma forma(4)
5. continuamente(5).
Isto é efetuado com todas as pessoas do nosso mundo pessoal(6).
Mesmo que a nossa potência criadora seja nula(7).
Não se preocupe, sabemos que você pode não ter potência criadora(8), ou pelo menos, pensa que não tem(9), porque pode não sentir-se bem consigo(10), tudo pode estar mal na sua vida(11), mas o que vamos explicar-lhe é como obter essa potência criadora dentro de si(12), mesmo que não sinta que a tenha(13), porque as estratégias que vamos ensinar (que são chamadas de miminhos)(14) vão desencadear através dos outros(15) a potência criadora que precisamos(16).
Deste modo, não se preocupe se não tem potência criadora(17). Sabemos disso, e estamos aqui para ajudar tanto em comentários que pode fazer aos raciocínios, quanto através de mensagem privada que nos pode enviar para o nosso email: Auto.ajuda.mundo@gmail.com
Temos então esta primeira observação a fazer
A potência criadora tem de ser projetada de nós(18) numa dedicação integral com todos(19) e isso tem de ser efetuado continuamente(20).
Todas as pessoas
A nossa potência criadora desenvolve o nosso carácter(21) quando a projetamos com todas as pessoas(22), numa dedicação integral(23) e de forma contínua(24). Não a projetamos a algumas pessoas(25). Projetamos a todas as pessoas(26). Isto é muito importante que aconteça.
Não podemos ser seletivos
Se pelo contrário escolhermos pessoas(27), a potência criadora gera efeitos desfavoráveis(28) que é o que não queremos obter(29). Não é nenhuma mágica(29), é apenas uma consequência(30) e você irá ver que é assim mesmo que acontece(31).
Se formos escolher pessoas:(32)
- "as que eu gosto",
- "as que eu não gosto",
- "as que eu me dou bem",
- "aquelas que eu detesto",
- "as que me fazem bem",
- "as que me maltratam"
Se fizermos esta escolha com certas pessoas(33) então iremos gerar efeitos desfavoráveis(34), das pessoas que estamos a excluir da potência criadora(35).
Isto é muito importante que entenda este conceito e mais à frente irá perceber todo este empreendimento que temos pela frente(36). Pode ter a certeza que você irá provocar uma revolução nas suas relações(37) na medida que avançar de forma progressiva(38) e entender cada um destes raciocínios(39).
Não podemos escolher pessoas
Não queremos que as outras pessoas produzam em nós efeitos desfavoráveis(40). Estes efeitos são produzidos por todos aqueles que simplesmente não escolhemos(41) e colocamos fora da potência criadora(42).
No raciocínio anterior vimos que o que pretende obter dos outros quando projeta neles a potência criadora, é uma potência criadora tal, que ela se vai manifestar de forma redobrada(43).
Como obter efeitos desfavoráveis através das outras pessoas?
Através da exclusão de algumas pessoas(44). Significa que irei excluir algumas pessoas ("as que não gosto")(45) e será mesmo daí que vão ser gerados efeitos desfavoráveis sobre a nossa vida(46) e isto sem necessidade nenhuma(47).
Regras
Se pelo contrário criar dentro de si algumas regras sobre a potência criadora(48), então conseguirá desenvolver melhor o seu carácter(49) e ter sucesso nas suas relações(50).
1. Não vou escolher pessoas(51)
2. Vou projetar potência criadora a todas as pessoas(52)
3. Vou Incluir na minha projeção até as pessoas que não gosto(53)
4. A potência criadora só se gera quando eu a projeto nos outros(54), isto significa, que eu mesmo não preciso sentir nada(55), a potência criadora até pode ser nula em mim mesmo(56), porque ela só se manifesta quando a projeto nos outros(57) [mais à frente iremos explicar detalhadamente]
.
Não é metafísica
A questão aqui não é metafísica(58), isto significa que não é nada para além do mundo físico(59).
- Como sabem não defendemos nenhuma espiritualidade (respeitamos apenas quem se dedica a isso)(60).
- Também não defendemos nenhum fora de nós(61), isto significa que tudo parte de nós(62). Somos o centro de tudo "o que pode acontecer"(63):
a) as minhas palavra têm poder para destruir vidas e também para construir. Eu posso animar,
levantar, ajudar uma pessoa com as palavras que usar(64).
b) os meus atos podem transformar vidas, mas podem também destruir(65).
c) os meus pensamentos podem destruir-me, mas posso também ter estratégias para usar os
pensamentos a meu favor(66).
Assim centramos em nós mesmos uma auto-responsabilidade(67), onde eu mesmo, me coloco no centro da minha história(68).
Portanto, não há aqui nada de esotérico(69). Esta potência criadora não anda no ar(70). Não estamos a falar nada disso(71). Apenas precisa entender se optar por não se dar bem com certas pessoas, que efeitos vai obter dessas pessoas?(72)
Se não faz nenhum esforço em amor de construir pontes com essas pessoas o que irá obter?(73)
Mecanismo interno
Precisamos que entenda este mecanismo(74). Se queremos obter potência criadora redobrada(75) então não podemos escolher pessoas(76). Temos de forma horizontal(77), falar bem com todas as pessoas(78), tratar bem todas as pessoas(79), inclusive aquelas com quem não simpatizamos(80).
Se existem pessoas com quem ainda não simpatizamos
Temos então aí a oportunidade para exercermos a nossa bondade(81), a nossa diplomacia(82), e estaremos a garantir um futuro mais risonho(83).
Gostaríamos de tentar dizer-lhe já tudo(84), mas os raciocínios estão assim construídos para proporcionar-lhe de forma gradual(85) o entendimento que irá obter no fim deste processo(86). Precisamos que entenda que não há outra forma de chegar já ao final do livro(87) sem antes conhecermos todas as personagens que fazem parte do livro(88) e compreendermos todo o enredo(89).
Por vezes tento explicar conceitos que se tornam difíceis de explicar(90) porque não há um encadeamento de raciocínio(91). Por isso o nosso processo é complexo(92) e apenas será no encadeamento dos raciocínios(93) esta possibilidade de entendermos com profundidade.(94)
Absorva estas instruções como se de água se tratasse no "deserto" da vida(95). As estratégias que iremos usar irão transformar a nossa pessoa(96) e as nossas relações(97).
Iremos projetar a potência criadora para todas as pessoas(97) e delas obtermos essa potência criadora de forma redobrada(98). Repetimos os conceitos de forma propositada para que a assimilação faça parte de si(99).
Se a nossa potência criadora é obtida através dos "outros"(100), então precisamos fazer algo em relação às outras pessoas(101) que envolvem o nosso campo de ação(102), seja que pessoa for(103), todas as pessoas.(104)
Isto é um grande segredo:
- não excluir ninguém do nosso campo de ação(105) e não escolher apenas algumas pessoas(106). Se escolhermos pessoas e excluirmos algumas, iremos simplesmente obter dessas pessoas efeitos desfavoráveis(107).
Um exemplo prático para que entenda(108). Você entra na sua sala de trabalho e cumprimenta todas as pessoas (regra de educação)(109), não exclui ninguém(110) independentemente de qualquer motivo que possa acontecer(111) e que pudesse levar você a não querer cumprimentar(112) (havemos de falar sobre isto).
Então se você cumprimentar todas as pessoas, você irá obter potência criadora(113) (e depois iremos mostrar como). Se no entanto você excluir de cumprimentar algumas pessoas(114), essas pessoas podem trazer-lhe efeitos desfavoráveis(115) e como?(116)
Essas pessoas poderão comentar com outros colegas: "olha não me cumprimentou!", ou poderão ficar a pensar que deve ter acontecido alguma coisa para que você não cumprimentasse(117).
Este é um exemplo prático(118). Cumprimentamos sempre todos!(119) Sempre!(120) E em todos os lugares(121). É uma regra de etiqueta, independentemente se cumprimentam ou não(122). Nós sempre cumprimentamos e com este trato vamos projetar a nossa boa educação(123). Cumprimentamos com um sorriso afável(124) que atingirá a todos os que fizerem parte do nosso campo de ação(125).
Na verdade iremos ver futuramente que "precisamos oferecer presença nos outros"(126), e fazendo isto, as pessoas à nossa volta irão responder com reações positivas(127), e isso aumenta a nossa potência criadora(128).
Oferecer presença na vida dos outros redobra a nossa potência criadora(129). E iremos ver isto ao pormenor no próximo raciocínio(130).
Ainda estamos a explanar no campo introdutório todos estes novos conceitos que farão parte da nossa prática diária para obtermos potência criadora redobrada(131).
Descubra no raciocínio anterior, o que é potência criadora? [Raciocínio 28:86]
Administrador Abraço fraterno
Nuno Miguel R. S. Gomes
(Sociólogo e Filósofo)
Exercícios do Raciocínio 29/200
Envie a pergunta e resposta para o nosso email: Auto.ajuda.mundo@gmail.com
29.1. Quais as cinco diretrizes da potência criadora? [29:1,2,3,4,5,6,18,19,20,22,23,24,25,26]
29.2. E se a nossa potência criadora for nula? [29:7,8,9,10,11,12,13,17]
29.3. Onde vamos buscar potência criadora? [29:12,14,15,16,100]
29.4. Porque todas as pessoas são necessárias na potência criadora [29:21,22]
29.5. Qual é o problema de escolhermos pessoas para projetar a potência criadora e excluirmos pessoas desse processo? [29:27,28,29,40,41,42]
29.6. Se a potência criadora não é uma mágica o que é afinal? [29:29,30,31,69,70,71]
29.7. De onde vêm os efeitos desfavoráveis? [29:32,33,34,35]
29.8. O que vamos obter dos outros quando projetamos potência criadora? [29:43,97,98]
29.9. Como obter efeitos desfavoráveis dos outros? [29:44,45,46,47,72,73]
29.10. Porque precisamos de regras interiores e que regras são? [29:48,49,50,51,52,53,54,55,56,57]
29.11. Porque não estamos a falar de metafísica? [29:58,59,60,61,62,63,64,65,66]
29.12. Quando expusemos que somos o centro de tudo o que queremos demonstrar com isso? [29:61,62,63,67,68]
29.13. Explique o mecanismo interno [29:74,75,76,77,78,79,80]
29.14. Se existem pessoas com quem ainda não simpatizamos, e então? [29:81,82,83]
29.15. Porque não conseguimos explicar tudo de uma vez? [29:84,85,86,87,88,89,90,91,92,93,94]
29.16. Este raciocínio irá promover algo em si, o quê? [29:95,96,97]
29.17. Porque repetimos os conceitos? [29:99]
29.18. Se a potência criadora vem das outras pessoas o que precisamos fazer? Explique com o exemplo que demos [29:100,101,102,103,104, 108,109,110,111,112,113,114,115,116,117,118,119,120,121,122,123,124,125]
29.19. Terminamos com a introdução de outro conceito, qual é? Explique [29:126,127,128,129,130)
29.20. No campo introdutório à sucessão de raciocínios que iremos observar, lançámos uma série de conceitos novos, consegue enumerá-los? (basta fazer uma leitura e tentar escrever conceito e definição.
29.21. Terminámos este raciocínio com um exercício com resposta no raciocínio anterior, qual é a resposta [28:86]
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